Por que investir em programas de Saúde Mental e Bem-estar para o colaborador?
O momento actual gerou uma onda de preocupação das organizações em relação a saúde mental dos funcionários. Nunca se falou tanto de prevenção e promoção em saúde mental no meio corporativo. Parece que agora ficará mais fácil dar visibilidade às questões de saúde mental neste espaço que consome em média 8 horas/dia do tempo de vida das pessoas.
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, colocar na lista de prioridades questões de saúde do colaborador, é investir na saúde do próprio negócio. A frase “problemas ficam em casa” não pode continuar a ser validada, os problemas, sejam eles de saúde ou não, acompanham o funcionário onde quer que ele vá. Saber lidar com eles, fará toda diferença na vida pessoal ou profissional.
Nem todo mundo tem capacidade para lidar com questões do fórum psicológico; competências técnicas não traduzem competências ou habilidades comportamentais. Mais do que exigir resultados, as organizações precisam preocupar-se em promover cada vez mais ambientes de trabalho saudáveis, em que os funcionários encontrem suporte para lidar com as situações mais adversas.
A aposta em programas de Saúde Mental e Bem-estar dos funcionários tem sido uma grande aliada das empresas nos últimos tempos. Empresas têm relatado melhorias nos níveis de disposição e motivação, equipas mais engajadas e redução de turnover, fortalecimento do clima organizacional, aumento do níveis de produtividade entre outros.
Denominamos Programas de Saúde Mental e Bem-estar do funcionário as “Iniciativas que visam cuidar da saúde mental e aumentar a qualidade de vida no trabalho, por meio de medidas preventivas e que promovam a saúde mental e bem-estar dos colaboradores.” Práticas como pesquisa de qualidade de vida no trabalho, intervenções para ansiedade ou estresse , Classes de Mindfulness, Quick massage, Ginástica laboral, Educação sobre o bem-estar e a saúde mental fazem parte deste leque de serviços.
Os programas de Saúde Mental e bem-estar trabalham em três eixos principais:
● Redução de factores de risco relacionados ao trabalho;
● Desenvolver comportamento e práticas positivas de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho;
● Acolher e tratar problemas de saúde mental relacionados ao ambiente de trabalho ou não.
Incluir nas estratégias de gestão de saúde da organização, programas de saúde mental e bem-estar é fortalecer as capacidades físicas e mentais dos colaboradores, para o melhor exercício das suas funções. A organização só tem a ganhar.
A Active Wellness tem uma gama de serviços para você que pretende implementar programas de saúde mental e bem-estar do funcionário na sua organização. Entre em contacto!